“Product 02” reviewed by A Puta da Subjectividade

As edições da Crónica Electrónica têm marcado positivamente o último ano, tanto pela regularidade como sobretudo pela coerência e qualidade dos lançamentos na área da experimentação audiovisual. Dentro do movimentado calendário editorial destaca-se a série Product, uma bem delineada recuperação da lógica split que possibilita a conjugação de duas peças distintas por dois artistas diferentes, que se complementam no plano áudio e são complementados na perspectiva visual por um empacotamento elaborado por um terceiro elemento. É manifesto o cuidado e o entusiasmo pela divulgação que é posto nestas edições.

Tropical Agent e Ears In Water formam o Product 02, depois do primeiro split entre Sumugan Sivanesan e Durán Vázquez, com capa de Maia Gusberti [O “Product 03”, dividido entre André Gonçalves e Jorge Cortés, com trabalho gráfico da InsertSilence, foi também recentemente editado]. Excepcionalmente, é composto por dois trabalhos do mesmo autor, Ran Slavin. Ran Slavin é um experiente artista audiovisual israelita, já editado pela Crónica Electrónica na compilação On Paper com dois temas em parceria com Sebastien Meissner sob o nome de b.Z_ToneR.

Tropical Agent, o primeiro trabalho, está em constante metamorfose, como som a movimentar-se lentamente por um caminho sinuoso, escolhendo aleatoriamente um percurso exposto aos elementos. Há um forte pulsar orgânico na maioria das composições, de entre as quais destaco “Silent Siren” e “Guitar Strings / Empty Streets”. Em Ears In Water há no início um relacionamento quase literal com o título, na maneira em que induz um torpor hipnótico e ondulante, que posteriormente prossegue para um crescente abstracionismo, com maior ênfase na manipulação.

Da soma destas duas partes resultam dois conjuntos distintos, de interesse nem sempre constante, mas coerentes consigo próprias e com uma estética louvável. Os aspectos gráficos foram realizados pelo também israelita Yaron Shin…

Manuel Poças

Leave a comment